O Dia Internacional da Mulher, é comemorado em vários países no dia 8 de março, um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.
A ONU — Organização das nações Unidas — declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.
Anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e para lutarem por mais direitos e respeito.
Claro que é um dia em que podemos agradar as mulheres de nossa vida, mas o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também de lembrar e celebrar todas as vitórias já conquistadas pelas Mulheres.
É necessário a ressignificação do papel da mulher na sociedade.
Hoje, a mulher é empoderada, tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade. São as principais fontes de sustentação de seus lares, são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia, mas ainda há muito a fazer e nem sempre foi assim, já houve um tempo em que para sair de casa era necessário a autorização do marido.
Por isso o dia 08 de março é um dia para celebrar as conquistas, que sempre foram tão suadas. É um momento para lembrar que, por causa das manifestações e da luta, hoje elas podem votar e serem votadas, podem representar sua comunidade, podem ser independentes e terem suas carreiras próprias.
A data ajuda a valorizar tudo o que foi realizado por todas aquelas que foram às ruas nas décadas passadas, que acreditaram em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram às mulheres de hoje, todos os direitos e acesso que podem usufruir.
Lembre-se de que a luta ainda é necessária. Apesar de tantos avanços e mudanças, ainda há muito pelo que lutar.
A nossa legislação prevê direitos e benefícios, mas na prática, ainda tem muita coisa sendo feita com base no machismo e na misoginia.
A cada Dia Internacional da Mulher, é preciso voltar às ruas e lembrar que a luta não terminou e que cada uma têm um papel fundamental nisso.
Ainda é necessário buscar Igualdade salarial, lutar para que não ocorra Violência contra as mulheres, lutar contra o Preconceito contra mulheres LGBTQIAP+ dentre muitas outras coisas.
As ações do Dia Internacional da Mulher devem envolver todas as mulheres: lésbicas, trans, cis, brancas, negras, indígenas, ricas e pobres. Todas elas têm que ter os mesmos direitos garantidos, todas elas devem poder ser quem elas quiserem e sonharem ser. Por isso, não desperdice o dia 8 de março valorize as mulheres de sua vida.
Programando o futuro para atendê-lo
no presente.
Email wsa@wsainformatica.com.br
Fone / Whatsapp 19 3871.8582
Endereço Rua Vereador Fernando Spadaccia, 239 - Jdm das Palmeiras
13273-062 - Valinhos/SP